Buscar

A conscientização hidroviária


Em muito boa hora a Assembleia Legislativa acaba de instituir a Frente Parlamentar dos Portos, das Hidrovias e de Construção Naval do Rio Grande do Sul, numa iniciativa liderada pelo deputado Fábio Branco (MDB).


Após décadas de virtual estagnação desse importante modal, tudo leva a crer que está sendo iniciado um vigoroso movimento para a recuperação do tempo perdido. Afinal já chegamos a contar com 1.200 km navegáveis e, hoje, estamos reduzidos a 700 km e, ainda assim, funcionando precariamente.


O preço pago por esse descaso traduz-se numa perda de competitividade dos nossos produtos devido a elevação do custo logístico face a quase que total dependência em relação ao transporte por caminhão. Isto sem contar o grave prejuízo decorrente do não aproveitamento da malha hidroviária como decisivo fator locacional de atração de empreendimentos produtivos a ser instalados nos mais de 60 municípios banhados por rios e lagoas.


Não pode ser esquecido o quanto a reativação desse modal também impactará em termos de revigoramento de uma extensa cadeia produtiva integrada pela indústria da construção e reparação naval, fabricantes de equipamentos e componentes, bem como prestadores de serviços. Tudo isso se traduzindo em última instância em mais postos de trabalho, renda e geração de tributos para os municípios e para o Estado.


Mas, passada a comemoração, agora, como muito bem enfatizou o presidente da Frente, compete agir no sentido da implementação de medidas concretas que passam por mudanças que abrangem a gestão do sistema. Cabendo ao setor público - Executivo e Legislativo - a formulação de políticas e a fiscalização e à iniciativa privada os investimentos e a prestação dos serviços conforme as melhores práticas internacionais.


Fonte: Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/opiniao/2019/05/682454-a-conscientizacao-hidroviaria.html)

29 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária