Buscar

ANTAQ participa do 6º Fórum Lide de Infraestrutura, Logística e Mobilidade

Em São Paulo, o diretor-geral da Agência falou sobre a necessidade de retirar os inibidores de investimentos para assegurar o crescimento da infraestrutura do país.

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Mário Povia, participou na última terça-feira (14) do 6º Fórum Lide de Infraestrutura, Logística e Mobilidade, realizado em São Paulo (SP). O evento reuniu os principais líderes empresariais, especialistas e autoridades públicas num amplo debate sobre soluções logísticas para melhorar a competitividade do país. Povia representou a Agência no painel “Como fomentar um ambiente de negócios favorável para a atracação de investimentos”.

Na oportunidade, Povia apontou alguns inibidores de investimentos em infraestrutura como a insegurança jurídica, a instabilidade regulatória, burocracia excessiva, indefinição da matriz de risco, baixas taxas de retorno e garantias elevadas.

Na visão do diretor, tais fatores prejudicam o setor e afastam novos investimentos. Povia destacou, ainda, a dificuldade atualmente enfrentada pelos gestores públicos na tomada de decisão, fazendo menção à sobreposição de competências e interferências de diversos órgãos da administração pública, o que tem prejudicado a dinâmica da aprovação e liberação de investimentos em infraestrutura, com o risco de se gerar o que intitulou de “apagão das canetas”.

“Nosso intuito é viabilizar investimentos indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento do país. Do contrário, se prevalecerem esses impasses, nenhum projeto greenfield de infraestrutura sairá do papel”, destacou o diretor-geral.

O dirigente informou também que a ANTAQ tem trabalhado fortemente junto ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA para colocar na agenda do governo ações de incentivo à navegação de cabotagem e à concessão ou PPPs das hidrovias brasileiras.

Além do diretor-geral da ANTAQ, o Fórum contou com a presença dos principais atores dos setores do transporte aquaviário, ferroviário e aéreo, além de energia, logística, finanças e mobilidade como: Dyogo Oliveira, presidente do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Antonio Pinheiro Silveira, vice-presidente Corporativo do CAF; Sérgio Leite Andrade, presidente da Usiminas; Julio Fontana Neto, presidente da Rumo Logística; Leonardo Vianna, presidente da CCR; e Antônio Claret de Oliveira, presidente da Infraero. Os painéis foram conduzidos por Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE, e a moderação dos debates ficou a cargo de Gustavo Ene. Fonte: ANTAQ

1 visualização
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária