Buscar

ANTAQ realiza pesquisa com empresas brasileiras de navegação do transporte de apoio marítimo

Levantamento de dados acontecerá em maio


ANTAQ realizará pesquisa com empresas brasileiras de navegação que atuam no transporte de apoio marítimo. A consulta será realizada durante o mês de maio e visa prospectar a expectativa das empresas na utilização e desenvolvimento de embarcações de engenharia de bandeira brasileira utilizadas na exploração offshore de Petróleo e gás diante do cenário econômico global, subsidiando o estudo “Caracterização das embarcações especiais empregadas nas atividades offshore de exploração de petróleo e gás”, integrante da Agenda Plurianual de Estudos da ANTAQ -2021/2024.


As embarcações de engenharia offshore de exploração de petróleo e gás natural são aquelas empregadas, em especial, na perfuração, construção, descomissionamento e abandono de campos e lançamento de linhas. Atualmente, consideram-se embarcações empregadas na engenharia os Navios Lançadores de Linhas (Pipe Laying Vessel), Embarcações de Apoio a Mergulho (Diving Support Vessel - DSV) e Embarcação de Apoio a ROV. Outras embarcações denominadas Offshore Construction Vessel (OCV/ OSCV) podem vir a entrar no escopo do trabalho.


Segundo José Neto, gerente de Desenvolvimento e Estudos da Agência, tal sondagem será de extrema relevância para a execução do estudo em questão, uma vez que permitirá diagnosticar as expectativas das Empresas Brasileiras de Navegação de desenvolvimento desse mercado específico.


O estudo em foco foi solicitado pela Diretoria Colegiada da ANTAQ, por intermédio da Resolução nº 7.857-ANTAQ, e tem por objetivo aumentar o conhecimento da Agência de forma a subsidiar suas decisões regulatórias sobre o tema.


Fonte: ANTAQ

7 visualizações