Buscar

Balança comercial tem saldo 8,9% mais fraco no semestre


A balança comercial brasileira encerrou o primeiro semestre da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com um saldo positivo de US$ 27,1 bilhões. O resultado --o pior para o período desde 2016-- ficou 8,9% abaixo do registrado no primeiro semestre do ano passado.


Enquanto a média diária das exportações brasileiras caiu 1,8% no semestre, a média das importações teve alta de 0,8%, o que explica o enfraquecimento do desempenho da balança comercial.


No período, a quantidade exportada pelo Brasil teve alta de 1,6%. Por outro lado, o preço dos produtos vendidos ao exterior caiu em média 3,3%. Isso significa que, embora tenha vendido mais, o país faturou menos com as exportações.


Do lado das importações, houve alta de 7,1% na quantidade importada pelo Brasil, enquanto o preço médio dos produtos apresentou queda de 5,9%.


O resultado do semestre consolida a percepção de que a qualidade do comércio do Brasil com o mundo está se deteriorando. O país está exportando mais produtos básicos (+10,7%) e uma quantidade menor de mercadorias manufaturadas, consideradas mais elaboradas (-7,2%).


Fonte: Folha SP

7 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária