Buscar

Círio Fluvial no rio Amazonas deve ter mais de 50 embarcações


Vistoria feita pela Marinha do Brasil verificará condições de segurança dos barcos. Inspeções vão até 13 de outubro no porto da Capitania dos Portos, em Santana.


A Capitania dos Portos do Amapá iniciou as inspeções de embarcações interessadas em participar do Círio Fluvial, que acontece no dia 13 de outubro num percurso de fé pelo rio Amazonas em Santana, cidade a 17 quilômetros de Macapá. A checagem de itens de segurança é feita no porto da Marinha, na orla do município.

Toda embarcação que quiser participar da festa precisa passar pela vistoria. As inspeções seguem até 11 de outubro. O capitão dos portos do estado, Fernando Cezar da Silva, falou quais são os requisitos que as embarcações devem seguir para transportar pessoas na romaria.

"Nós estaremos vendo as condições gerais de segurança, verificando se a embarcação está registrada pela autoridade marítima, se os tripulantes da embarcação estão habilitados para fazerem isso, verificando as condições dos materiais de salvatagem da embarcação e vendo se esse material é em número suficiente ao número de pessoas que vão embarcar no dia da festividade", explicou.


Em 2017, um total de 51 embarcações participaram do Círio Fluvial. A Capitania dos Portos espera que esse ano o número seja superado. Até esta sexta-feira (14), nenhuma embarcação se apresentou para realizar a inspeção. O trajeto do Círio Fluvial inicia no Igarapé da Fortaleza, passa pela orla de Santana e encerra em localidades próximas ao Rio Matapi.

A Capitania dos Portos reforça que estará com a maioria do seu contingente voltado para o evento. Os militares também vão estar nas embarcações com maior números de devotos, orientando os comandantes a realizarem o percurso com maior segurança.

As embarcações que no dia do evento não estiverem de acordo com as normas da Capitania, serão retiradas do evento e notificadas por descumprimento de ordem. Se mesmo assim o responsável insistir em continuar, poderá ter a embarcação apreendida. Fonte: G1

21 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária