
Festival em Alter do Chão será de 20 a 24 de setembro e movimentação tende a aumentar nesta época do ano na vila.
Um dos maiores eventos culturais da região ocorrerá este mês na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará. Para garantir a segurança nos dias do Festival do Sairé, vários órgãos montaram estratégias. Na manhã desta quarta-feira (12), eles se reuniram na Capitania dos Portos para tratarem sobre as ações preventivas a serem desenvolvidas na vila.
O encontro foi entre os membros do conselho de assessoramento da Capitania, que lidaram diretamente da segurança na navegação e dos banhistas. O principal objetivo é fazer com que as estatísticas de acidentes e incidentes não aumentem, visto que a movimentação nas praias será intensa.
Para o tenente Wanderlei Ferreira, do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, a integração dos órgãos de segurança é muito importante para que as ações tenham êxito e consigam alcançar os objetivos traçados previamente.
“Os representantes de cada um aqui presente, ao chegar nos seus órgãos, farão a multiplicação do conhecimento de forma que todos ajudem a mudar algum comportamento não favorável à prevenção”, disse o militar.
Durante o festival, a Capitania dos Portos executará a Operação Sairé em relação à segurança naval. “Ficaremos de 19 a 24, 24 horas na região de Alter do Chão, para prover a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica proveniente das embarcações”, explicou o comandante da Capitania, capitão Robson Ferreira.
Outros órgãos também farão ações, como sinalização de áreas de sinalização para ancoragem e para banhistas.
Fonte: G1