Buscar

Comitiva do Governo Federal visita obras em andamento no Paraná

Construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e pavimentação da BR-487/PR, a Estrada da Boiadeira, avançam no Estado


Uma comitiva do Governo Federal visitou, nesta sexta-feira (3), duas importantes obras em andamento no Estado do Paraná: a construção da segunda ponte Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu (PR) e a cidade paraguaia de Presidente Franco, e a pavimentação da BR-487/PR, conhecida como Estrada da Boiadeira, que liga Porto Camargo a Serra dos Dourados.


Participaram da vistoria o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, e outros integrantes do Executivo.


Os empreendimentos visitados são fruto da união de esforços do DNIT com a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e o Governo do Paraná. A Autarquia tem a responsabilidade de supervisionar os trabalhos e a competência técnica para aprovar os projetos.


As obras de construção da segunda ponte entre os países, construída sobre o rio Paraná, seguem dentro do cronograma planejado, com quase 90% de execução. A nova estrutura terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América do Sul. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.


O investimento na ponte, com recursos da empresa Itaipu Binacional, considera obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro. A previsão é que o empreendimento seja concluído até o fim deste ano.


Com a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, a Ponte da Amizade, construída em 1965, será destinada para o tráfego de veículos de passeio. Os usuários da nova ponte serão beneficiados com a redução do tempo de viagens e o tráfego mais seguro entre as cidades.

A segunda ponte Brasil-Paraguai também será mais um estímulo ao desenvolvimento da região de Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e da cidade de Presidente Franco, no Paraguai. Além disso, será um incentivo para a geração de novos empregos, fortalecerá a integração, facilitará a logística de cargas e aliviará o trânsito na Ponte da Amizade.


O novo empreendimento também visa incentivar investimentos em obras para transporte multimodal otimizando o escoamento da produção e a articulação produtiva dessa região, uma rota de grande importância para a América Latina, envolvendo Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Bolívia e Argentina


Estrada da Boiadeira - A parceria com a usina hidrelétrica Itaipu Binacional e o Governo do Paraná também promove a pavimentação da BR-487/PR (Lote 1A), a chamada Estrada da Boiadeira, que liga Porto Camargo à Serra dos Dourados. Com extensão de 46 quilômetros, a obra compreende a readequação do pavimento entre Porto Camargo e Icaraíma e a pavimentação da rodovia entre Icaraíma e Serra dos Dourados, incluindo a implantação do Contorno de Icaraíma e do Contorno de Santa Eliza. O investimento no empreendimento chega a R$ 223,8 milhões.


Fonte: DNIT

1 visualização