Buscar

Decreto qualifica estudos do túnel imerso do Porto de Santos no PPI

Ligação seca entre Santos e Guarujá (SP) é reivindicação antiga da população e está no escopo do projeto de desestatização do porto


Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1), o decreto que qualifica os estudos para desenvolvimento do túnel imerso do Porto de Santos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A implantação e exploração da ligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá (SP) faz parte do projeto da desestatização do porto, prevista para acontecer ainda este ano. Nos estudos a serem contratados, deverão constar aspectos relacionados à definição de tarifas, modelagem jurídica, avaliação de engenharia, projeção de demanda e de tráfego, aspectos socioambientais e avaliação econômico-financeira do projeto.


Etapas seguintes

O resultado será avaliado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e depois submetido à participação popular, momento em que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) disponibilizará os documentos para contribuições e esclarecimentos de dúvidas por meio de consulta e audiência públicas. Em seguida, os documentos serão ajustados e encaminhados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Com a aprovação da Corte de Contas, a modelagem será submetida ao conselho do PPI e, caso aprovada, os documentos serão encaminhados à agência reguladora para elaboração da minuta do edital para publicação e do contrato de concessão.


Vou de túnel

A ligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá é uma reivindicação antiga da população. A opção do túnel foi escolhida por trazer o menor impacto para a infraestrutura da região e para as operações do porto organizado. Na elaboração dos estudos de desestatização, optou-se pela inclusão no contrato de concessão a obrigação do futuro concessionário integrar o valor necessário para a construção do empreendimento, estimado em R$ 3 bilhões.


Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Ministério da Infraestrutura

4 visualizações