Buscar

Diretor-geral e nove servidores da ANTAQ são homenageados com a Medalha do Mérito Mauá

A homenagem é concedida pelo mérito em favor ao setor dos transportes do país


O diretor-geral, Eduardo Nery, e outros nove servidores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) foram homenageados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, com a Medalha do Mérito Mauá. A lista dos condecorados foi divulgada na edição de quinta-feira (2) do Diário Oficial da União.


Entres os servidores da ANTAQ homenageados estavam: o superintendente de Regulação, Bruno de Oliveira Pinheiro; superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade, José Renato Ribas Fialho; a procuradora-chefe, Natália Hallit Moyses; o chefe da Assessoria Parlamentar e Institucional, Joelson Neves Miranda; o gerente de Autorização da Navegação, Eduardo Pessoa de Queiroz; o gerente de Fiscalização da Navegação, Fábio Queiroz Fonseca; a gerente de Regulação da Navegação Interior, Patrícia Póvoa Gravina; o chefe da Unidade Regional de Belém, João Maria Ferreira Filho; e o chefe da Unidade Regional de São Luís, Marcelo Castelo de Carvalho.


A cerimônia foi realizada no Clube Naval, em Brasília, na última quinta-feira (2), onde 176 integrantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, servidores públicos e representantes da iniciativa privada que atuam no setor da infraestrutura de transportes no Brasil também foram condecorados com a honraria.


Confira aqui a lista dos agraciados


Medalha do Mérito

A Medalha do Mérito Mauá foi instituída em 1965 e é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá. Ela é conferida a pessoas físicas ou jurídicas, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham trabalhado de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil.


A premiação é dividida em duas categorias: “Serviços Relevantes” e “Cruz Mauá”. Na primeira, são agraciados aqueles que trabalharam de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aprimoramento dos transportes no Brasil. A outra categoria premia quem tenha cooperado para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas de trabalho do setor de transporte ou tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência dos serviços.


Mauá

O comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como Visconde de Mauá, viveu no século 19 e foi o pioneiro dos meios de transportes no país. Em 1845, levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, e em 1852 implanta a primeira ferrovia brasileira, entre Petrópolis e Rio de Janeiro, além de outros feitos na área e na economia.


Fonte: ANTAQ

1 visualização