Buscar

DNIT conclui a construção da IP4 no município de Viseu, no Pará

Serviço garante a navegação em uma das principais passagens logísticas do país


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou a construção da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) no município de Viseu, no estado do Pará. A cidade localizada no nordeste paraense ganhou uma nova IP4, que irá garantir maior conforto, comodidade e segurança a todos que utilizam o transporte fluvial na região. A previsão é que o porto comece a operar em agosto deste ano. 


A IP4 de Viseu é muito importante para o desenvolvimento do município que tem como suas principais atividades o comércio, agricultura, pecuária e pesca. A estrutura permite, assim, acesso a bens, serviços, inclusive profissionais de saúde, e mercadorias diversas.


SNV - As Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4’s) são construídas pelo DNIT. Essas instalações têm que satisfazer requisitos de eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, conforto e preservação do meio ambiente. Além disso, precisam constar no Sistema Nacional de Viação (SNV), operar exclusivamente com embarcações de navegação interior e estar fora da poligonal do porto organizado.


O projeto IP4 visa implantar infraestrutura portuária com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população. Sua estrutura é totalmente simplificada e se equivale a uma pequena rodoviária às margens do rio.

Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

8 visualizações