Buscar

Dnit prevê liberar, em novembro, tráfego pela segunda Ponte do Guaíba

Após a liberação da linha geral, autarquia vai concentrar esforços na construção da alça de acesso que vai ligar as avenidas Dona Teodora e Voluntários da Pátria, no bairro Humaitá

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou hoje que vai antecipar em cerca de dois meses a abertura ao trânsito da segunda Ponte do Guaíba, em Porto Alegre. A previsão é liberar a travessia até o início de novembro. Com 12,3 quilômetros de extensão, a construção entrou na reta final e segue em ritmo acelerado, apesar da pandemia do novo coronavírus.


Cerca de 250 novos operários foram contratados para concluir a linha geral da ponte do Guaíba. Com isso, os veículos poderão trafegar entre o Norte e Sul gaúchos pela ligação entre a BR-290/RS, a Freeway, e a rodovia contínua BR-116/BR-290.


Atualmente, as atividades ocorrem no km 99 da rodovia. Com menos de 10% para ser finalizada, a segunda Ponte teve os vãos navegáveis e o trecho em elevada executados em 99% e 98%, respectivamente. A interseção do acesso à avenida Dona Teodora, às margens do Guaíba, na Freeway, e o alargamento da ponte sobre o Saco da Alemoa foram 93% concluídos, aguardando a instalação da iluminação e sinalização, as últimas etapas da construção.


A terraplenagem necessária para a conclusão da travessia também avança e chega a 79%. A drenagem (43%) e a pavimentação (37%) seguem em andamento de acordo com o cronograma.

A construção da segunda Ponte atende a um anseio antigo dos gaúchos. A travessia vai ampliar a interligação da região Metropolitana de Porto Alegre com a metade Sul, proporcionando uma conexão sobre o Delta do Jacuí sem as interrupções que ocorrem diariamente na ponte existente. A expectativa do Dnit é de que 50 mil veículos se desloquem por ela todos os dias, dando fim aos engarrafamentos na entrada de Porto Alegre, provocados pelo içamento e falhas mecânicas do vão móvel da ponte existente hoje, construída nos anos de 1950.


Após a liberação da linha geral ao tráfego, o Dnit vai concentrar esforços na construção da alça de acesso que vai ligar as avenidas Dona Teodora e Voluntários da Pátria, no bairro Humaitá. Esta interseção vai permitir que os motoristas acessem ou saiam de Porto Alegre pela BR-290, evitando a avenida Castello Branco, hoje saturada.


Para que essa conexão seja executada, serão realocadas 603 famílias que atualmente residem nas comunidades Areia e Tio Zeca. Este trabalho social de reassentamento depende da realização de audiências públicas e conciliatórias, que terão continuidade após o fim das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de Covid-19.


O DNIT vai antecipar em quase dois meses a abertura ao trânsito da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre (RS). Com 12,3 quilômetros de extensão, a construção está na reta final e segue em ritmo acelerado. A previsão é liberar a travessia até o início de novembro.⁣ 👇 pic.twitter.com/BJYWQ4f8Pb — DNIT (@DNIToficial) July 21, 2020

Fonte: Correio do povo

6 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária