Buscar

Governo autoriza construção do Terminal Hidroviário de Oeiras do Pará






Cerca de 31 mil habitantes de Oeiras do Pará, na região do Marajó, serão beneficiados com a construção do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cergas do município. O início das obras foi autorizado nesta sexta-feira (03) pelo Governo do Pará, por meio da CPH (Companhia de Portos e Hidrovias do Pará). O Estado vai investir mais de R$ 3,4 milhões na construção do equipamento público.

“Estamos asssinando hoje a ordem de serviço para construção do Terminal Hidroviário de Oeiras do Pará, uma importante conquista que se soma a nossa estratégia de governo de levar terminais hidroviários por todo o Marajó para que nossa população ribeirinha, aqueles que fazem dos rios as nossas ruas possam ter um local adequado para embarque e desembarque, além de escoamento de produção", disse o governador do Estado, Helder Barbalho.


Assim como os demais terminais construídos pela CPH, o porto de Oeiras do Pará vai contar com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro.


Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros. O terminal será construído com base nas normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos pelo Brasil.

"O terminal vai atender cerca de 30 mil habitantes do município e proporcionar mais segurança e conforto para os usuários daquela região. É uma obra muito aguardada pelos moradores, que ainda não tem um porto digno para o embarque e desembarque", disse Abraão Benasuly, presidente da CPH.


Às margens do rio Araticu, o município de Oeiras do Pará possui cerca de 30 mil habitantes e sua base econômica tem como eixo as atividades de extrativismo, pesca e agricultura.


Fonte: Agência Pará

8 visualizações