Agentes vão trabalhar em cooperação com outras forças que fazem o monitoramento de rios, lagos, lagoas e praias da cidade, afirmou o secretário Gutemberg Fonseca.

A Guarda Marítima Municipal do Rio de Janeiro vai fiscalizar o tráfego nos rios, lagos e lagoas e nas praias da cidade. A iniciativa começa a funcionar no fim desta semana.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, os agentes vão trabalhar em cooperação com as outras forças que já patrulham estes locais.
“A Guarda Marítima Municipal é uma força auxiliar da Marinha, da Capitania dos Portos, da Polícia Militar e do Meio Ambiente. Não é só a fiscalização de embarcações, mas também algumas fiscalizações da questão ambiental”, explicou o secretário. Ele citou como exemplo alguns cais que foram construídos às margens dos rios ao longo dos anos. Os guardas também atuarão nos casos de construções irregulares nas margens. De acordo com Fonseca, os agentes também atuarão na fiscalização da circulação de motos aquáticas. Segundo ele, quatro acidentes graves já aconteceram este ano.
“Temos algumas denúncias envolvendo também embarcações com armamentos, com drogas. Vamos ter um convênio também com a Polícia Militar”, destacou o secretário, mais uma vez enfatizando o caráter de força de apoio do grupo.
Em nota, a Marinha do Brasil afirmou que o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, que possibilitou aos municípios instituírem, por meio de lei, os respectivos Planos Municipais de Gerenciamento Costeiro, e, também, designarem os órgãos competentes para executá-los.
A corporação afirmou que as tratativas para a criação do grupamento levou três anos e que a Marinha prestou apoio técnico. Um decreto disciplina as ações da Guarda Municipal nas praias, rios e lagoas do município.
Fonte: G1