Buscar

Hidrovias do Brasil lança Instituto para apoiar ações sociais


Instituto tem como base objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para melhorar as comunidades em que a companhia atua.

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atua, a Hidrovias do Brasil lança o Instituto Hidrovias, reforçando o pilar de responsabilidade social da Companhia.

“A Hidrovias está cada vez mais atenta ao desenvolvimento das economias do locais onde atua, prova disso é que nosso Instituto já nasce com importantes projetos em  Itaituba e Barcarena, no Pará”, ressalta Bruno Serapião, presidente da Hidrovias do Brasil.

O planejamento começou com apoio do Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que ajudou no mapeamento de temas importantes para contribuir com o desenvolvimento das comunidades. Como resultado deste trabalho foram definidos os dois eixos principais em que o Instituto Hidrovias atuará: educação e fortalecimento de projetos locais.

“Para definir nossas áreas de atuação, também ouvimos nossos colaboradores e a comunidade, pois entendemos que são eles que vivenciam o dia a dia local e tem conhecimento sobre as necessidades mais urgentes” ressalta Serapião.

Educação

Neste pilar, o Instituto atuará em quatro frentes: capacitação profissional, formação escolar complementar, capacitação de gestores e educadores e melhoria na infraestrutura escolar.

O programa de incentivo à capacitação profissional, por exemplo, já está disponível na cidade de Barcarena. O Instituto vai subsidiar bolsas auxílio a alunos selecionados do último ano da Escola Presidente Dutra que tenham interesse em ingressar na Universidade Federal ou na Universidade Estadual do Pará, além do acompanhamento e orientação de carreira e a possibilidade de estágio na própria Hidrovias.

“Para receber o auxílio o aluno deverá manter, durante todo o curso, frequência nas aulas e obter boas notas, além de apresentar indicadores de projeto de melhoria na comunidade. Deste modo, conseguimos estimular ainda mais o desenvolvimento da região”, complementa Serapião.

Outra ação é o curso de aquaviários em parceria com a Marinha, na cidade de Miritituba. Após a conclusão, os alunos são habilitados a operar embarcações de até 12 pessoas. O projeto, que recentemente formou 60 pessoas, é muito importante pois contribui para a geração de renda das famílias da região.

Projetos Locais

Além da educação, a Hidrovias apoiará também projetos locais por meio de fomento ao empreendedorismo, valorização da diversidade e acesso a programas de cultura e lazer.

Sobre a Hidrovias do Brasil

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no transporte hidroviário em toda a América Latina. No Corredor Logístico Norte (Miritituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística integrada para o transporte e escoamento de grãos da região Centro-Oeste do Brasil, além da operação de cabotagem para transporte de minérios (bauxita).

Para estas operações foram investidos cerca de R$ 2,2 bilhões na região, que tem capacidade de movimentar até 6,5 milhões de toneladas anuais de grãos e 6 milhões de toneladas de bauxita.

Já no Corredor Logístico Sul, a empresa opera por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná, onde movimenta mais de 6 milhões de toneladas de cargas diversas, como commodities agrícolas, minérios, fertilizantes, celulose, entre outras. A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 pelo fundo de infraestrutura do Pátria Investimentos, e conta ainda com participações de outros investidores relevantes, como AIMCO, Temasek, Blackstone, IFC e BNDESPar. Fonte: Jornal Dia a Dia

20 visualizações