Buscar

MetrôRio passa a aceitar cartão de crédito via aproximação

Todas as estações do Metrô do RJ aceitam cartões de bandeira Visa.

Serviços como Apple Pay também podem ser usados.

Os usuários do metrô do Rio de Janeiro podem, desde o início de maio, pagar a tarifa do serviço com cartão de crédito ou celular, via aproximação. A funcionalidade, desenvolvida pelo MetrôRio e pela Visa, conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Bradesco e Cielo.


Todas as 41 estações do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4) possuem validadores compatíveis com a nova modalidade de pagamento. Segundo a concessionária, eles já estão devidamente sinalizados. O usuário precisa apenas aproximar o cartão de crédito do equipamento para a tarifa ser cobrada, sem necessidade de digitar senha.


Para tal, o cartão precisa ser do tipo contactless. Como alternativa, o usuário pode fazer o pagamento via serviços como Apple Pay e Samsung Pay. Relógios ou pulseiras com NFC também são compatíveis. Não há taxas ou valores adicionais nos pagamentos via aproximação: apenas a tarifa vigente é cobrada.


De acordo com os porta-vozes do MetrôRio e da Visa apontam, entre as vantagens da nova funcionalidade, está a comodidade ao usuário, que não precisa comprar ou recarregar bilhetes nos postos — as tarifas são cobradas na fatura do cartão de crédito. Eles também destacam a diminuição das filas nas bilheterias das estações. Outro benefício é a facilidade para turistas utilizarem o metrô.


Segundo a assessoria de imprensa da Visa, o MetrôRio é a primeira concessionária de transportes do mundo a implementar a plataforma SAM (Secure Access Module), que permite que a tecnologia seja usada sem necessidade de trocar os validadores, ou seja, é preciso apenas instalar um chip para cada equipamento ser compatível.


Além de usar cartões de crédito contactless já existentes, em breve, os usuários poderão adquirir cartões compatíveis em terminais da Saque e Pague na Estação Central. Por serem cartões pré-pagos, essas unidades poderão ser usadas em outros estabelecimentos.


Por ora, somente cartões com bandeira Visa são aceitos. Mas a Visa garante que o sistema foi desenvolvido para aceitar cartões de outras bandeiras, basta que as empresas responsáveis manifestem interesse pelo serviço.


A Visa diz ainda que a tecnologia poderá ser utilizada nos sistemas de transportes de outras cidades brasileiras, sejam eles de modalidade ferroviária ou rodoviária. A companhia não revelou, porém, se já há projetos semelhantes em andamento em outros municípios.


Com informações do MetrôRio e da Visa


Fonte: Agência CNT de Noticias

4 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária