Buscar

Navio com minério da Vale corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão

Ibama e a mineradora monitoram

Um grande navio da empresa sul-coreana Polaris, que faz transporte de minério da Vale, corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão. A situação está sendo monitorada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com a apoio técnico e operacional da mineradora. Em nota, a Vale informou que o operador do navio MV Stellar Banner comunicou à empresa que a embarcação sofreu uma avaria na proa depois de deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na noite de 2ª feira (24.fev.2020), já fora do canal de acesso ao porto. Segundo a mineradora, por medida de precaução, 20 tripulantes do navio foram evacuados com segurança. Além disso, para evitar o naufrágio o comandante adotou manobra de encalhe a cerca de 100 km da costa de São Luís. “A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas”, disse a Vale em nota.

Segundo o site Marine Traffic, o navio MV Stella Banner tem como destino o porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar em 4 de abril. O navio, com bandeira das Ilhas Marshall, tem 340 metros de comprimento, carrega 300 mil toneladas de minério e foi construído em 2016, segundo informou O Estado de S. Paulo. A Marinha do Brasil informou que foi instaurado 1 inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente. O órgão da Defesa informou que foram identificados 2 vazamentos avante da embarcação.

Na manhã desta 4ª feira (26.fev.2020), a Marinha realizou uma reunião com o agente marítimo, 1 representante da Vale, uma autoridade portuária e 2 membros da empresa Ardent Global, contratada pelo armador para plano de salvamento da embarcação.

Fonte: Poder 360

10 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária