Buscar

Operação do DNIT garante chegada de hospital flutuante às comunidades do Pará

Unidade de saúde transpôs as eclusas de Tucuruí.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por intermédio da Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental (AHIMOR), concluiu a transposição de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial pelas eclusas de Tucuruí, no rio Tocantins. A transposição foi realizada em operação de caráter emergencial, utilizando contrato previamente firmado pelo DNIT, com o objetivo de garantir o deslocamento da unidade que vai auxiliar nas ações do município de Itupiranga no combate ao novo coronavírus.


O hospital flutuante foi construído em Manaus e seguiu navegando em direção à cidade de Itupiranga/PA ao passar pelas eclusas de Tucuruí. O serviço nas eclusas estava suspenso desde 2018, em função de problemas técnicos nos equipamentos necessários para garantir a operação segura do sistema.

A USB Fluvial, além de levar a saúde até os moradores que vivem na beira dos rios, agiliza o atendimento, pois diminui a necessidade de deslocamento até a cidade.


O DNIT antecipou o início dos serviços do contrato de diagnóstico, operação e manutenção das eclusas, focando na manutenção de equipamentos e sistemas prioritários para que a transposição fosse possível. As ações foram concentradas nas válvulas dos circuitos de adução (enchimento), restituição (esvaziamento), nas portas mitra e guilhotina de ambas câmaras, itens essências para o enchimento e esvaziamento das câmaras e execução das ações.


O serviço contou com o apoio das equipes da Eletronorte, Marinha do Brasil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA)  e Corpo de Bombeiros do Estado do Pará.


O restabelecimento da operação das eclusas viabilizará a navegação em trecho de aproximadamente 500 quilômetros de extensão, entre a cidade de Marabá/PA e o porto de Vila do Conde, próximo a Belém/PA.


Fonte: DNIT

2 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária