Buscar

Palavra do Presidente

CAPITAL DA NAVEGAÇÃO - 06 de novembro/2019 – Reserve essa data em sua agenda!


Raimundo Holanda Cavalcante Filho - Presidente da FENAVEGA e Vice Presidente da CNT

A navegação sempre exerceu papel de protagonismo na nossa história, seja no descobrimento, seja no desbravamento do nosso território, em lugares onde muitas vezes não era possível o acesso por outros meios de transporte, o que ainda hoje ocorre em rincões da Amazônia.


Entretanto, com o decurso do tempo, a navegação foi sendo relegada a segundo plano, deixando de ser prioridade na política de Estado, passando a ser tratado meramente como política de governo.


Com isso, vem se sucedendo que em períodos com interregno de tempo extremamente curtos, ao entrar e sair de governos com alinhamento político diverso, passamos a conviver com constantes alterações no setor, quer seja na questão de investimento público, de regra modestíssimos se comparados a outros modais, quer seja na questão da regulação, com a criação de normas que causam um movimento de vai e vem, ora avante, ora em retrocesso.


A FENAVEGA, como representação de Grau Superior na atividade econômica que encera o transporte aquaviário, seja ele marítimo, de longo curso, cabotagem ou de apoio, de apoio portuário ou de navegação interior, fluvial, de travessia ou lacustre, tem buscado colocar a navegação brasileira no patamar que a mesma merece por direito, assim como tem procurado obter o reconhecimento por parte do Estado da importância que o transporte aquaviário exerce no contexto da logística de transporte, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico do País.


Seguindo essa senda, no ano de 2016 foi promovida uma mobilização nacional no setor de navegação aquaviária, cujo movimento denominou-se “Capital da Navegação”.


Agora, dando continuidade à sua saga de vanguarda, a FENAVEGA promove a 2ª Edição da mobilização “Capital da Navegação”. Para alguns pode parecer estranha a denominação do movimento. Por que “Capital da Navegação” e qual a proposta do movimento?


Assim como na primeira edição do movimento, a proposta é de levar a mobilização em cada Estado onde a navegação atua em grande escala e onde haja base representativa de Sindicatos Associados à Federação, com o propósito de promover uma ampla discussão sobre as questões de interesse para o setor, junto dos Armadores, do Poder Público e da Sociedade. Com a participação da sociedade nos locais de realização do evento, levar ao conhecimento da mesma que a navegação, hoje, é responsável pela movimentação de aproximadamente 95% das exportações brasileiras, alcançando a impressionante marca de 1,2 bilhões de toneladas transportadas.


A denominação da mobilização, atribuindo alternadamente à cidade onde o movimento se reúne o título de “Capital da Navegação” é em reconhecimento à participação, em cada evento que se sucede, de toda representação da navegação brasileira e de Armadores que atuam em todo o território nacional, assim como de representantes de entes Públicos intervenientes na atividade em âmbito local e nacional.


Igualmente, como da primeira edição, teremos a honra e o privilégio de recebê-los em Porto Velho/RO no dia 06 de novembro/2019, a partir das 14:00 horas, nas dependências do Auditório da OAB/RO, e esperamos contar com o apoio e participação de todos, para que ao final a navegação brasileira saia ainda mais fortalecida, assim como para que alcancemos o reconhecimento da importância da atividade, a qual, repito, é determinante para o progresso do nosso País.


Raimundo Holanda Cavalcante Filho

Presidente da FENAVEGA

Vice Presidente da CNT

48 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária