Buscar

Pró-Brasil: secretário-Executivo do MInfra apresenta programa para setor ferroviário

Realizado nesta quarta-feira (8), o encontro foi o último com representantes de todos os setores da infraestrutura para apresentação do programa


O secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, concluiu, nesta quarta-feira (8), uma série de encontros com representantes de todos os setores da infraestrutura para apresentar o programa Pró-Brasil. O setor ferroviário foi contemplado nessa última apresentação.


Sampaio explicou, em detalhes, as duas vertentes propostas: ordem e progresso. A primeira trata de arcabouço e segurança jurídica por meio de constantes melhorias no ambiente de negócios. Entre os projetos desse eixo, vários tramitam no Congresso Nacional, como o PL de debêntures, o Marco Legal Ferroviário e a nova Lei de Licitações.


Outras propostas são tratadas no âmbito do poder Executivo, como a logística portuária inteligente, o terminal de cargas aéreas digital, a identificação segura de passageiros em aeroportos, além da agenda digital de trânsito, o Plano Nacional de Logística e o Programa de Caminhoneiros.


O eixo progresso, por sua vez, prevê investimentos públicos e privados a serem realizados no setor de infraestrutura. No total, estão previstos R$ 230 bilhões em parcerias com o setor privado e R$ 30 bilhões com o setor público, até 2022, sendo os principais projetos para o setor ferroviário a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Também estão previstas as renovações antecipadas das malhas da FCA, da Rumo e da Malha Oeste.


“Fazer infraestrutura no Brasil exige resiliência. Alguns projetos ferroviários, como a Norte-Sul, por exemplo, mostram isso. Sabemos o quanto é difícil tocar, mas temos um grupo comprometido no ministério para que eles saiam do papel”, afirmou Marcelo Sampaio.

Foto: Ricardo Botelho/MInfra 

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Ministério da Infraestrutura

2 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária