Buscar

Praticagem da Bahia moderniza centro de operações


A Bahia Pilots modernizou o centro de operações da categoria em Salvador. A unidade atende todo o estado e ajuda na tomada de decisão e no gerenciamento de riscos na Baía de Todos os Santos, área considerada complexa para navegação devido a presença de vários 'microclimas'. Além da área administrativa, sala de estar e de camarotes para descanso dos práticos, o novo espaço conta com auditório para até 30 pessoas e um gabinete de crise, integrado ao centro de operações, à disposição da capitania dos portos para emprego, em caso de acidentes, do plano de auxílio mútuo (PAM) da Baía de Todos os Santos.

Duas câmeras de vídeo, em Salvador e Ilhéus, são utilizadas para dar mais segurança às manobras naqueles portos e outras quatro estão previstas. Nas mesmas áreas, estão em operação duas estações meteorológicas e outras duas devem entrar em funcionamento no Porto de Aratu e no Terminal Madre de Deus. De acordo com a Bahia Pilots, um projeto de balizamento virtual está em análise na capitania dos portos, ao passo que foi contratado o sistema de calado dinâmico (ReDraft).


A Bahia Pilots atua na ZP-12, que abrange os portos e terminais portuários de Salvador, Usiba, Aratu, Base Naval, Ford, TPC, Dow Química, Temadre, TRBA, São Roque e Ilhéus (recém-incorporado). Com 27 práticos, a entidade dispõe de quatro lanchas de praticagem e encomendou uma quinta. Todos os anos a praticagem baiana realiza cerca de 4.200 manobras. A praticagem destaca que essas medidas ampliarão a segurança das operações de grandes porta-contêineres, no Porto de Salvador, e das manobras de petroleiros com calado superior a 20 metros, durante operações de transferência de óleo entre navios nos terminais portuários da Bahia.


Durante a inauguração, na última quinta-feira (30), o almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, diretor de portos e costas da Marinha, destacou as instalações dos centros operacionais da praticagem do Brasil. "Tenho visitado diversas praticagens no Brasil. Todas as atalaias são motivo de orgulho. A gente percebe o desenvolvimento tecnológico e a integração da parte operacional e administrativa. Isso contribui muito para a segurança da navegação", afirmou. O evento teve a presença de políticos e de representantes da autoridade portuária, da praticagem, de terminais portuários, armadores nacionais e estrangeiros e de agências marítimas.


Fonte: Portos e Navios

15 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária