Buscar

Rio Cocó ganha novo trecho de navegação em Fortaleza com passeio de 2 horas de duração

Visitas pelo manancial poderão ser agendadas de acordo com as condições da maré.



Fortalezenses ou turistas que desejam conhecer a natureza sobre o manto d'água do Rio Cocó têm nova rota disponível a partir desta terça-feira (21). Foi inaugurado, na capital cearense, novo trecho de navegação do manancial, com passeio de duas horas de duração, agendado de acordo com as condições da maré.


O novo percurso, que sai do Parque Cocó e segue pelo rio até a Ponte da Sabiaguaba, foi lançado em viagem inaugural apenas para profissionais da imprensa. A população poderá agendar os passeios já nesta terça.


Atualmente, uma rota de 20 minutos é realizada diariamente, com exceção de segunda-feira, pelo tenente reformado da Polícia Militar e ex-comandante do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), Francisco de Assis Araújo. O custo do passeio é de R$10 (inteira) e R$5.

"Isso aqui vai muito além do turismo ecológico: é mais pra educação ambiental. A importância é as pessoas conhecerem essa nossa riqueza para aprenderem a respeitar. Muita gente nem sabe que isso aqui existe, não conhece o nosso patrimônio", ressalta tenente Araújo, conhecedor do Parque do Cocó desde a inauguração, nos anos 1990.


Araújo é proprietário das embarcações que realizam os passeios, e tem permissão para operar na área ambiental devido a um Termo de Compromisso firmado com o Governo do Estado. A contrapartida exigida é manter o rio limpo - o que para ele, é uma missão. "Eu nunca canso de falar de meio ambiente, principalmente nesse momento. É triste o que eu encontro nesse rio, já tirei até carcaça de geladeira de dentro d'água", lamenta o tenente.


O titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Artur Bruno, salienta a importância do trabalho e afirma que aproximar a população é a melhor estratégia de conscientização ambiental. "Nós investimos na requalificação da área de uso intenso, mas atentamos ao rio também. Limpezas e o patrulhamento são realizadas diariamente para evitar crimes ambientais. Nosso sonho, um dia, é ver o Cocó completamente limpo."


Fonte: G1

2 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária