Buscar

Site oficial e banner do congresso portuário e aquaviário serão lançados em outubro


Ações de divulgação pretendem atingir diversos atores sociais

Por ACS / Alexandra Rinaldi em 17/10/2018

Em reunião realizada na sede da Fundacentro na manhã de segunda, 15, foi acordado entre as Comissões Técnica e Executiva do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, a criação de site oficial e banner, com o objetivo de ampliar a divulgação em todo o país.

As novas áreas a serem criadas deverão contemplar todas as informações referentes ao pré, durante e pós-evento, em parceria com assessorias da bancada dos trabalhadores e empregadores. De acordo com o Regimento Interno do Congresso, fica a área de Comunicação da Fundacentro responsável pelo estabelecimento de estratégias de divulgação junto às outras bancadas.

A divulgação do congresso vem sendo amplamente realizada pela Comissão Técnica da Fundacentro de Pernambuco, desde abril de 2018. A disseminação acontece por meio de palestras e eventos, levando aos diferentes atores sociais, a importância da realização do V Congresso. Confira o calendário das atividades realizadas, acessando o link.

Outro momento de divulgação do V Congresso Portuário e Aquaviário será durante o 20º. Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest). O evento acontece de 17 a 19 de outubro de 2018, na cidade de Natal-RN e terá a participação da Presidente da Fundacentro, Leonice da Paz e dos servidores, Mauricio Jose Viana, Luiz Antonio de Melo e José Helio Lopes Batista como palestrantes. Confira a programação completa do 20º. Conest - Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho.

No último dia do 20º. Conest será realizada reunião de apresentação para a divulgação do V Congresso Portuário e Aquaviário, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

Conduzida pela Assessora da Diretoria Técnica, Tereza Luiza Ferreira, a reunião destacou a assinatura do Termo de Cooperação firmado entre a Fundacentro e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A assinatura do Termo ocorreu durante a realização do Colégio de Dirigentes do IFPE, em outubro, com a presença da reitora Anália Ribeiro e do chefe da Fundacentro de Pernambuco, Mauricio Viana que defende a parceria como um reforço das ações para ambas as instituições.

Participaram da reunião representando a bancada do governo, os servidores da Fundacentro: Mauricio José Viana, José Helio Lopes Batista, Luiz Antonio de Melo, Roberto Cunha Dantas, Marcelo Alexandre de Vasconcelos, Josué Amador da Silva, Antonio Carlos Garcia Junior, Antonio Lincoln Colucci e Cristiane Paim; do Ministério do Trabalho: os servidores Lidiane Pires Antoneli e Roque Veiga; do Ministério da Marinha: Mauro José Rocha de Araujo; da bancada dos empregadores: Mauro Bastos Ferraz de Mendonça (Syndarma) e Marcio Cavalcanti (Fenavega), e da bancada dos trabalhadores: Odilon dos Santos Braga (Conttmaf).

Temas livres do V Congresso

Outra pauta colocada durante a reunião foi a definição de data para a submissão de trabalhos, que será de 2 de janeiro de 2019 até 30 de abril de 2019. O congresso terá os seguintes temas livres definidos:

•Educação e qualificação do trabalhador no contexto da segurança e saúde no trabalho

•Organização e relações de trabalho

•Transtornos psicossociais e outros fatores de adoecimento no trabalho - fatores determinantes nos agravos à saúde dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores aquaviários

•Fatores ergonômicos associados à saúde do trabalhador

•Gestão de segurança e saúde no trabalho

•Atuação das comissões de prevenção de acidentes nas atividades portuária e aquaviária

•Segurança na operação com máquinas e equipamentos

•Segurança no transporte, manuseio e armazenamento de cargas perigosas

•Prevenção de riscos no trabalho em altura nas atividades portuária e aquaviária

•Segurança e organização do trabalho nas operações portuárias - organização dos materiais de estiva a bordo dos navios

•Automação nos processos de trabalho portuário e aquaviário

•Avanços no ambiente portuário e aquaviário pós NR-29 e NR-30

•Saúde e segurança na pesca industrial, comercial e artesanal

•Prevenção de grandes acidentes e ações do PAM e PCE

•Segurança e saúde nas atividades relativas às operações offshore

•Segurança no Transporte em Embarcações

•Prevenção e combate a incêndios dentro das embarcações

•Estudo de casos na investigação e análise de acidentes

•Prevenção de acidentes na logística portuária

•Espaços confinados: segurança e saúde nas operações portuárias

Sobre o Congresso

Coordenado pela Fundacentro, o V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário será realizado de 11 a 13 de junho de 2019 na capital pernambucana.

O tema central será “O trabalho seguro e saudável num cenário de profundas transformações sociais e econômicas”, estimando-se a presença de mais de mil participantes.

O congresso tem como objetivos, a promoção do intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à segurança e saúde no trabalho portuário e aquaviário e suas interfaces com as inovações tecnológicas; a socialização de experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nesses setores econômicos e a aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR-29) e no Trabalho Aquaviário (NR-30).

Local

O Mar Hotel Conventions, situado no bairro de Boa Viagem (zona sul do Recife), foi escolhido como local de realização do congresso, por oferecer facilidade de locomoção e infraestrutura adequada.

Haverá também espaço para montagem de 10 estandes para que as empresas públicas, privadas e entidades sindicais exponham seus produtos e serviços. A Fundacentro terá um estande exclusivo com suas publicações e vídeos.

Entidades participantes

Participam como entidades parceiras da Fundacentro na realização do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, os representantes do governo: (SIT/MT); Secretaria de Portos (SEP); Diretoria de Portos e Costas (DPC-MB); Ministério dos Transportes e Ministério da Saúde (MS). Os representantes dos empregadores estão compostos pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP); Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público – ABRATEC; Federação Nacional dos Operadores Portuários – FENOP; Petrobrás Transporte - TRANSPETRO; Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima – SYNDARMA; Federação Nacional de Navegação das Empresas de Navegação Aquaviaria - FENAVEGA.

Os trabalhadores estão representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos CONTTMAF; Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR; Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA; Federação Nacional de Estivadores – FNE; Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores, Vigias e Amarradores – FENCCOVIB; Federação Nacional dos Portuários – FNP.

Leia mais sobre a divulgação do congresso e parcerias já realizadas.

Parcerias são firmadas durante Colégio de Dirigentes

Comissão Executiva do congresso Portuário e Aquaviário é composta

Reunião do Congresso Portuário e Aquaviário recebe representantes do governo e empregadores

Comissão Técnica do V Congresso Portuário e Aquaviário será composta em junho

Em setembro, ocorreram 3 reuniões preparatórias importantes do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário Fonte: Funda Centro

11 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária