Buscar

Terminal Hidroviário de Belém retoma operações nesta sexta-feira (19)

As 11 empresas de navegação que atuam no terminal devem respeitar os protocolos dos órgãos de saúde para evitar o contágio da Covid-19


O Terminal Hidroviário de Belém (THB) será reaberto as atividades nesta sexta-feira (19), após a alteração do "Projeto Retoma Pará", decreto estadual publicado nesta quinta-feira (18), que prevê o retorno seguro das atividades econômicas e sociais no Estado. O THB estava fechado em cumprimento a decretos anteriores que proibiam as viagens intermunicipais e interestaduais de passageiros no Estado devido a pandemia do novo coronavírus.


As 11 empresas de navegação que atuam no terminal devem restabelecer os serviços aos usuários nesta sexta-feira. Tanto as empresas quanto os passageiros devem respeitar os protocolos dos órgãos de saúde para evitar o contágio da Covid-19.


"O decreto estadual restabelece o funcionamento do Terminal Hidroviário de Belém e as linhas que fazem o transporte hidroviário para dentro e fora do Estado. Nós já passamos todas as recomendações para os servidores que estão de plantão no THB, equipes de limpeza e conservação, para que fiquem atentos às medidas de higiene e distanciamento social. Nossa missão é oferecer conforto e segurança aos usuários neste momento de pandemia e fazer com que todos cumpram as recomendações dos órgãos de saúde", destaca Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). 


Como medida preventiva, desde o início da pandemia, a CPH disponibilizou álcool em gel para os usuários próximos aos guichês, banheiros, guarda-volume e caixa eletrônico. Todos os usuários que chegam ou partem via Terminal Hidroviário de Belém passam por aferição de temperatura e são orientados por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre a Covid-19. Além disso, os fiscais da Companhia também estão utilizando máscaras, luvas e fazem o uso de álcool em gel para atender aos passageiros. Foram espalhados cartazes informativos sobre dicas de prevenção da doença por todo o espaço. 



"Importante ressaltar que o THB já passou por processos de desinfecção nos ambientes, um deles, inclusive, foi oferecido pelo Exército Brasileiro. Estamos cumprindo tudo aquilo que foi estabelecido pelos órgãos de saúde", completa Benassuly. 


Antes da pandemia, o Terminal registrava cerca de 2.300 usuários por dia e mais de 60 mil por mês.


Serviço - O Terminal Hidroviário de Belém funciona todos os dias da semana, das 6h às 20h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 11 empresas de navegação.


As intermunicipais fazem o trajeto Belém-Camará-Belém; Belém-Soure/Salvaterra-Belém; Belém-Cachoeira do Arari-Belém; Belém-Santa Cruz do Arari-Belém; Belém-Ponta de Pedras-Belém e Belém-Mocajuba-Belém. Já as interestaduais operam o percurso Belém-Macapá-Belém e Belém-Manaus-Belém. 


Essas linhas atendem ainda 20 localidades entre os estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte Alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.


Fonte: Agência Pará

6 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária