Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2019  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária

Buscar

Vendaval paralisa travessia, derruba árvores e arrasta embarcações no litoral

Em Ilhabela pelo menos 12 árvores caíram e em São Sebastião uma banana boat com 19 pessoas virou com a força do vento.


Um vendaval derrubou árvores, interditou vias e deixou bairros sem energia elétrica em Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba neste domingo (28). Na ilha, pelo menos 12 árvores caíram e em São Sebastião uma banana boat, com 19 pessoas a bordo, virou com a força do vento.


O vendaval começou por volta das 17h e trouxe vento de até 100 km/h. Com a ventania, em Ilhabela os bombeiros informaram que foram acionados para pelo menos 12 quedas de árvore. Bairros ficaram sem energia.


Ainda na cidade, de acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), embarcações foram arrastadas e estavam à deriva. Um barco afundou em alto mar com quatro pessoas, mas outra embarcação, que estava próxima, conseguiu fazer o resgate. Não houve vítimas.


Em São Sebastião também houve registro de ventos fortes. Na cidade, um banana boat com 19 pessoas virou. Com a força do vento, as pessoas foram arrastadas e arremessadas contra pedras na costa. Segundo os bombeiros, todos os passageiros foram resgatados. Não há registro de feridos graves.


A travessia da balsa entre as cidades foi suspensa às 17h por causa do vento e força da maré. O serviço foi retomado por volta das 20h. Às 21h20, a travessia voltou a ficar paralisada por meia hora por conta da força da maré. Na manhã desta segunda-feira (29), o serviço estava normalizado.


Em Caraguatatuba foram registradas pelo menos sete quedas de árvores, segundo a Defesa Civil. As equipes ainda estavam em atendimento na rua até às 19h30 e não havia informação de feridos com as quedas.


Ainda na cidade, os bombeiros trabalham no resgate de 16 pessoas, entre elas seis crianças, que estavam ilhadas na Ilha da Cocanha. Segundo o GBMar, eles faziam um passeio de um dia no local, mas a embarcação que faria o retorno não conseguiu acessar a ilha por causa do mau tempo.


Segundo a Elektro, concessionária de energia em Ilhabela e Ubatuba, por causa do temporal, 24 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido - na manhã de segunda, ainda estavam sem luz 7,5 mil clientes. Em nota, a empresa informou que equipes atuam para restabelecimento do serviço.


A EDP, que atende São Sebastião e Caraguatatuba, confirmou que vários bairros estão com o serviço interrompido e que equipes atuam na cidade para restabelecer o serviço.


Fonte: G1

6 visualizações