Buscar

Webinar As Oportunidades do Arco Norte

“A logística no Brasil está mudando, e as parcerias público-privadas trazem competitividade maior.” (Thiago Guilherme Péra - pesquisador da Esalq-Log).



As ondas migratórias do século XIX e início do século XX, do ciclo da borracha, em direção à Amazônia, estão renascendo em um cenário de dimensão ampliada, mais pujante de recursos e possibilidades. No Arco Norte, hinterlândia dos portos da região acima do paralelo 16ºS, o Brasil se estende para o Novo Tempo das redes mundiais da produção, da logística e da comunicação.


O Webinar Semanal Portogente (WSP) “As oportunidades do Arco Norte”, nesta terça-feira (10/11), às 18h, inicia uma série de debates temáticos em sala monitorada aberta, para ampliar o entendimento de uma nova economia de produções competitivas e fatores de produção condicionados aos rigorosos parâmetros da sustentabilidade. Localizada na maior bacia hidrográfica do mundo e portos de profundidades naturais mais competitivas do País.


O ministério da Infraestrutura, sob o comando do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que foi no passado recente coordenador-técnico do estudo sobre o Arco Norte, está cumprindo prazos e entregando obras que pareciam nunca terminar. Rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, numa rede de transportes estratégica e eficiência logística, que conecta essa economia de extensa área ao mercado mundial.



É a logística mais produtiva da pujante produção do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Na qual se destacam a soja, milho, o bovino e os minérios, mais competitivos a partir dos seus escoamentos pelos portos do Arco Norte. Da mesma forma foram favorecidos o extrativismo de tantos minerais e as indústrias de produção regionalizada. No processo de gerar oportunidades, avulta o papel das universidades e centros de pesquisas da região atuando como motor de transformação, especialmente de produtos amazônicos.


Do ponto de vista continental, as fronteiras do Arco Norte aproximam mercados sul-americanos, na criação de oportunidades. Ao debater seu horizonte e especificidade ambiental, o webinar clareia o entendimento de tendências econômicas e os objetivos dos títulos verdes (green bonds).


Fonte: Porto Gente

5 visualizações
Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 1, Bloco J, Entrada 10, Edíficio Clésio Andrade, sala 508, Cep:  70070-944

Contato: (61)3224-1008
faleconosco@fenavega.com
Siga nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon

© 2020  - Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária