Buscar

Webinar da ANTAQ promove debate sobre embarcações de bandeira brasileira na cabotagem

Ideia é expôr estudo que aponta o panorama atual das cargas conduzidas nessa categoria, bem como cada um dos perfis dos carregamentos transportados: granel sólido, líquido, carga geral e carga conteinerizada


Basília, 09/09/2022 - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará, no dia 13 de setembro, o webinar “A Utilização de Embarcações de Bandeira Brasileira na Cabotagem”. O diretor-geral, Eduardo Nery, e o diretor substituto, José Renato Fialho, farão a abertura do evento. O encontro ocorrerá das 14h30 às 16h e não há necessidade de realizar inscrição. Para acompanhar, clique aqui.


Nessa próxima versão do Webinar, especialistas apresentarão um estudo realizado com o panorama atual das cargas conduzidas na cabotagem brasileira - bem como a participação das embarcações nacionais para cada um dos perfis dos carregamentos transportados nessa modalidade: granel sólido, granel líquido, carga geral e carga conteinerizada. A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre o setor aquaviário, cujo trabalho foi desenvolvido a fim de criar um índice de participação das embarcações de bandeira brasileira na cabotagem por perfil de carga.


Esse cálculo traz a quantidade de toneladas transportadas por embarcações nacionais por meio da cabotagem, dividida ao total de cargas desembarcadas nos terminais portuários nesse tipo de navegação durante o mesmo período. Além disso, o participante do Webinar poderá conferir que o valor dos fretes na cabotagem também foi objeto de estudo. Para tanto, foram selecionadas rotas de destaque para os principais tipos de mercadoria e considerada a bandeira das embarcações utilizadas no transporte - se brasileira ou estrangeira.


Fonte: Antaq

2 visualizações